sábado, 15 de agosto de 2009

Santuário

O santuário do Bico do Monte é uma pequena capela que mantém alguns elementos da traça original. "Foi ampliado, arranjado e foi feito um alpendre frontal para permitir que a celebração se faça no exterior. Vem de facto muita gente e na capela não havia lugar para se ver e acompanhar bem a celebração", contextualiza Querubim Silva, pároco de Albergaria-a-Velha.

No local existe um miradouro sobre a capela que também foi sujeito a uma intervenção e que oferece uma panorâmica "excelente de toda a bacia lagunar". Mesmo fora do contexto da festa, há muita gente a rumar ao santuário exactamente devido à sua localização recolhida e ambiente sereno.

Durante muito tempo houve o hábito de pendurar notas na imagem de Nossa Senhora do Socorro mas actualmente essa tradição desapareceu por ser "pouco digna", refere o pároco. Muitos dos peregrinos deslocam-se ao Bico do Monte com o intuito de pagar promessas. "Não é nada volumoso do ponto de vista económico, mas é significativo", comenta Querubim Silva.

Para o pároco, a festa é importante sobretudo pela tradição e como referência da própria vila. Surge como um produto da dedicação de cada um e, não assinalar o evento, seria "trágico".

Pedro José Barros/O Aveiro
ed. 757, 10 de Agosto de 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário