terça-feira, 12 de junho de 2018

Armandina Cartaxa


Armandina Ferreira Henriques (18/11/1909 - 25/11/1995). Também conhecida por "Armandina Cartaxa", apelido de família e por "Socorro", pois tomou conta da capela da Nossa Senhora do Socorro, durante mais de 30 anos, graciosamente. Viveu na habitação ao pé da Capela. Era uma figura muito popular pela sua linguagem com muitas asneiras, mas ditas com graça e sem qualquer espírito de maldade ou com intenção de ofender alguém. Tinha um grande espírito de diversão e era famosa por acompanhar os "Zé Pereira" no sábado da festa da Senhora do Socorro, tocando o bombo deste agrupamento que anunciava a grande festa da nossa terra.

Aqui há uns anos um "GNR" novato em Albergaria, ouviu-a falar e resolveu prendê-la e levá-la à presença do Dr. Juíz da época, acusando-a de ofensa à moral pública pelas obscenidades que proferia. O Juíz que a conhecia explicou ao Guarda que o vocabulário utilizado por ela não era para ofender alguém e era dito por mera diversão e boa disposição e conhecido por todos os albergarienses. E claro, mandou-a em paz. Outra vez, na loja do Sr. Ezequiel, um forasteiro, ouviu-a falar, pensou tratar-se de "mulher da vida" e apesar de avisado, resolveu apalpá-la e levou dela umas chapadas que obrigou o dito senhor a fugir rapidamente. Nos últimos anos de vida como não tinha força para pegar no bombo, alguém leva-o e ele tocava na mesma. Uma personagem do meu imaginário albergariense.

Duarte Machado, 14/10/2012


Grupo de Zés Pereiras de Frossos - Com a caixa o Sr Armando, com a gaita de foles o Sr. José Vieira (ferreiro), por trás da Sra do Bombo - de boina - o Daniel da Pedra.

Sem comentários:

Enviar um comentário