Os festejos em honra da Nossa Senhora, em Albergaria-a-Velha, terminaram ontem. O maior volume de visitantes foi registado no domingo, durante a missa e procissão. A Irmandade do Santuário da Nossa Senhora do Socorro não consegue apontar um número, porém arrisca dizer que passaram pelas celebrações de dia 17 muito mais que três mil pessoas.
Ao contrário do que se possa pensar, os fiéis não se estão a afastar da festa religiosa, nem da santa. De acordo com a Irmandade do Santuário da Nossa Senhora do Socorro, a alteração de hábitos de deslocação induz as pessoas ao erro. Enquanto há alguns anos poucas pessoas tinham viatura própria e deslocavam-se ao santuário de autocarro, enchendo os parques de estacionamento e permanecendo todo o dia junto ao templo, actualmente, cada família tem automóvel e entra e sai à hora que quer daquele local. As multidões estão mais repartidas pelos cinco dias de celebrações.
Por outro lado, a imagem da principal avenida repleta de pessoas a passear está ultrapassada porque a Irmandade conseguiu há três anos mudar as tendas comerciais e gastronómicas para zonas circundantes ao templo, o que retira parte dos visitantes do local religioso. A comissão entende que a religião e o comércio são importantes para as comemorações, mas cada uma deve ter o seu espaço. Apesar de algumas vozes discordantes, a ideia foi implementada e hoje representa um sucesso para todos.
Carmen Martins / Diário de Aveiro (19.08.2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário